Lubrificação de Torno Mecânico: o que saber sobre o Óleo barramento de torno mecânico?
Os barramentos e guias necessitam ser lubrificadas com um Óleo barramento de torno mecânico, porque são peças que geralmente estão expostas à ação de diversas impurezas geradas durante o processo, como a presença dos cavacos, dos óxidos de metais, dos pós de fundições, da contaminação do óleo de corte para usinagem, entre outros. O Óleo barramento de torno mecânico é muito utilizado, porque uma lubrificação convencional não consegue impedir o atrito entre as guias e barramentos e com isso, a operação fica comprometida e a vida útil do equipamento é reduzida. Nos tornos mecânicos e em vários outros equipamentos, existem barramentos e guias onde as partes móveis destes maquinários se movem e deslizam, e para que a realização destas suas operações se concretize com perfeição é necessário o uso de um Óleo barramento de torno mecânico para lubrificar o sistema. O torno mecânico que utiliza óleo solúvel de corte na operação, a água presente neste lubrificante geralmente causa o inchamento dos adesivos utilizados para fixar os revestimentos plásticos das guias e barramentos, e o uso do Óleo barramento de torno mecânico ajuda a diminuir as folgas originalmente existentes e até anulá-las totalmente.
Problemas gerados pela falta do uso de um Óleo barramento de torno mecânico de qualidade
O uso de um produto inadequado poderá impedir a formação do filme lubrificante, o que poderá resultar na geração do efeito “stick-slip” (deslize por solavancos), algo que só poderá ser eliminado com o a utilização de um bom Óleo barramento de torno mecânico. A não utilização de um bom Óleo barramento de torno mecânico pode gerar o aumento do atrito e consequentemente reduzir a vida útil dos barramentos e guias. Além da ação lubrificante, o Óleo barramento de torno mecânico atua refrigerando o processo e o uso de um produto inadequado, pode contribuir para o aumento da temperatura do equipamento, comprometendo o seu desempenho. A falta do uso do Óleo barramento de torno mecânico poderá resultar em uma imperfeita separação da água proveniente do óleo solúvel de corte e como consequência, acelerar o processo de oxidação do equipamento.
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- Linha de Óleo Mineral para Guias e Barramentos – GUDILO
- Linha de Óleo Sintético para Guias e Barramentos – POLISYNTHE
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Linha Completa de Óleos Lubrificantes Industriais
Onde pode ser utilizado o Óleo barramento de torno mecânico de base mineral?
O Óleo barramento de torno mecânico de base mineral é um produto de grande versatilidade e elevada qualidade, que pode inclusive ser utilizado na lubrificação de mancais, caixas de engrenagens abertas e correntes em geral. O Óleo barramento de torno mecânico de base mineral é indicado para a aplicação em sistemas de lubrificação de esteiras, guias e barramentos, na lubrificação de colunas verticais, horizontais e inclinadas, e barramentos de máquinas operatrizes. O Óleo barramento de torno mecânico de base mineral pode ser utilizado na lubrificação de correntes e esteiras em linhas de produção, inclusive as que operam com altas velocidades. Devido à sua elevada estabilidade térmica e capacidade de evitar a oxidação, o Óleo barramento de torno mecânico mineral é um produto de alto desempenho que lubrifica e protege as máquinas e os equipamentos.
Como escolher o melhor Óleo barramento de torno mecânico?
O Óleo barramento de torno mecânico de base sintética possui uma maior biodegradabilidade em comparação ao Óleo barramento de torno mecânico de base mineral, sendo um lubrificante que garante uma maior segurança em relação às crescentes exigências quanto às questões ambientais. Para a escolha do Óleo barramento de torno mecânico normalmente são levados em consideração três fatores: as características de desempenho do Óleo barramento de torno mecânico junto ao equipamento, as condições de uso do Óleo barramento de torno mecânico em relação à segurança do trabalho e por fim, o impacto de seu uso em relação ao meio ambiente. O Óleo barramento de torno mecânico de base mineral propicia uma excelente proteção contra a corrosão, possui uma ótima adesividade, apresenta um boa ação antidesgaste, além de ter um baixo custo. O Óleo barramento de torno mecânico de base sintética é obtido através de síntese química, podendo ser considerado um Óleo barramento de torno mecânico de baixa toxidade, e com isso, tem grande utilização em empresas que estão preocupadas com as Normas de Segurança do Trabalho.
Óleo barramento de torno mecânico de base mineral: o que devemos saber a respeito?
O Óleo barramento de torno mecânico de base mineral é formulado a partir da mistura de óleos minerais parafínicos refinados com aditivos antioxidante, antidesgaste, inibidor de espuma e agente de adesividade. O Óleo barramento de torno mecânico de base mineral ainda é o mais empregado na lubrificação de guias e barramentos devido ao seu baixo custo em comparação ao Óleo barramento de torno mecânico de base sintética. . Correntes de transportadores aéreos das indústrias do agronegócio podem utilizar o Óleo barramento de torno mecânico de base mineral.
Por que devemos utilizar um Óleo barramento de torno mecânico de base sintética?
Elevada resistência à formação de borras e depósitos é uma das características do Óleo barramento de torno mecânico de base sintética. O Óleo barramento de torno mecânico sintético possui uma ótima estabilidade térmica. O Óleo barramento de torno mecânico sintético é recomendado para a lubrificação de vários tipos de correntes, guias, articulações, caixas de engrenagens e fusos que necessite de um lubrificante como uma viscosidade mais elevada. O Óleo barramento de torno mecânico sintético possui uma ótima adesividade e uma elevada estabilidade térmica.
FAQ – Perguntas Frequentes sobre Lubrificantes para Guias e Barramentos
O que é o óleo para barramento de usinagem?
Quais lubrificantes posso usar no torno?
Quais são os aditivos necessários para os óleos para barramento?
Qual óleo usar para lubrificar torno mecânico?
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Especificações Técnicas do Lubrificante para Barramento
Densidade 20/4, g/cm3 | 0,850 |
Viscosidade Cin. 40° C, cSt | 1000 |
Ponto de Fulgor COC, °C | 270 |
Cor Visual | Incolor |